Frases

Quando atacada a Natureza não se defende, apenas se vinga. - Albert Einstein

"O Deus que morre é o Deus daqueles que queimavam os hereges, daqueles que enforcavam as bruxas (...) Esse Deus merece morrer. A Autoridade, então é uma idéia antiga de Deus, mantida viva artificialmente por aqueles que se beneficiam de sua existência continuada." — Philip Pullman

A Imaginação é mais importante que o conhecimento. - Albert Einstein




quinta-feira, 24 de março de 2011

Piratas no Fim do Mundo - O Diário de uma Viagem para Afundar Baleeiros (Denis Russo Burgierman)

     O livro conta a primeira viagem da ONG Ambientalista Sea Shepherd Conservation Society à Antártida, para impedir a matança de baleias por pescadores japoneses.
    Essa é uma história antiga, à muito tempo a humanidade vem caçando esses magníficos animais, antes por sua gordura, para transformar em energia, o que levou quase à extinção a grande maioria das espécies de baleias em todo o planeta. A maioria percebeu que deviam parar com essa caça desgovernada e fizeram tratados impedindo a caça comercial, mas infelizmente, permitindo a caça científica, o que países sem escrúpulos usaram como desculpa para continuar caçando esse animais protegidos em seu santuário, na Antártida, onde estão mais desprotegido, países estes que são, principalmente, Japão e Noruega.
     O livro é escrito por um reporter brasileiro que participou desta primeira campanha para poder divulgar ao mundo o trabalho da Sea Shepherd. Ele conta do seu ponto de vista a jornada, muitas vezes não fala tão bem do homem que é um exemplo para muitos ambientalista (pra mim inclusive, ele é meu ídolo!). Ok, o Paul Watson pode não ser um exemplo, mas ele se arrisca, usou um barco muito velho para ir para um dos lugares mais perigosos do planeta, arriscou sua vida em prol dos animais, o que muitas pessoas exemplares não fazem!
    O livro conta a aventura do reporte Denis Russo, é um diário seu de toda a viagem, desde o porto de Auckland até um dos lugares mais remotos do planeta, onde poucos se arriscaram a ir. O navio era antigo, o grupo de pessoas pouco experientes, mas a vontade de fazer com que o assassinato das baleias acabassem deu força e vontade para as 43 pessoas a bordo.
    Ele não é tão animador quanto a causa. O livro é cheio de críticas e ceticismo. Mas ele foi escrito em 2003 e hoje, muitas críticas que contém no livro hoje foram sanadas. A campanha está mais bem estruturada, os navios são melhores e eles possuem muito mais recursos.
     Mas o livro serve como um lembrete de que não é preciso muito recurso para mudar as coisas, basta muito mais força de vontade em fazê-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário