Frases

Quando atacada a Natureza não se defende, apenas se vinga. - Albert Einstein

"O Deus que morre é o Deus daqueles que queimavam os hereges, daqueles que enforcavam as bruxas (...) Esse Deus merece morrer. A Autoridade, então é uma idéia antiga de Deus, mantida viva artificialmente por aqueles que se beneficiam de sua existência continuada." — Philip Pullman

A Imaginação é mais importante que o conhecimento. - Albert Einstein




quarta-feira, 16 de março de 2011

Marley & Eu: a Vida e o Amor ao Lado do Pior Cão do Mundo (John Grogan)

     Esse livro é um exemplo de como uma família é incompleta sem um cachorro. Ele faz parte, uma parte importante, dedicada e alegre da casa. E acima de tudo, o livro mostra que os cães têm personalidade assim como as pessoas, que nem sempre são quietinhos e obedientes, o que leva muitos a abandonarem seus cãe, o que é muito errado e desumano, afinal, essa pessoa abandonaria um filho desobediente? Os animais têm sentimentos, é o que muitos precisam entender.
     A história começa com um jovem casal que adquire um filhotinho de labrador (ele compram, algo que não recomendo, tendo tantos cães precisando de lar e vários sofrendo nos criadores), que logo de cara demonstra ser um problema.
     O autor começa contando da difícil escolha de um nome adequado para o cão (já passei por isso, é difícil mesmo, apesar de saber que eles não ligam para isso), até a primeira noite na casa nova (meu pai teve que usar a mesma técnica que o John com meu cachorro Rex) e a empolgação e alegria que um filhotinho traz para uma casa (eu nem conseguia dormir quando tinha um filhotinho em casa).
     Mas nem tudo é diversão, cachorros aprontam, quebram coisas, comem coisas e as pessoas que não convivem com eles têm medo, e outras até deixam de frequentar sua casa.
     É sobre isso que o autor conta: a sua vida durante os anos em que Marley viveu com sua família, e como foi e é um membro muito querido apesar dos seus defeitos. O que torna esta história interessante corriqueira, pois todos que tem a alegria de ter um cachorro em casa se identificam com muitas coisas que o autor conta, é a forma como ela é contada. O amor que ele transmite pelo seu cão, que podia não ser um exemplo de educação, mas era O SEU CÃO.
     E é isso que muitos não entendem, ninguém é perfeito, nem os cães, mas amamos eles por seus defeitos também.

    Este post (com todos os seus defeitos de concordância - estou sem cabeça para revisão) eu dedico ao meu querido Sultão, que morreu na época que eu estava lendo o livro, e chorei junto com o autor, por ele e por Marley. Sultão tinha os seus defeitos, latia até para as moscas que passavam no portão, latia pra tudo, todo o tempo, até nos meus sonhos, mas hoje, depois que ele se foi, seus latidos são o que mais sinto falta!
Nunca abandone seu animal de estimação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário